É hora de esquentar os motores para o novo ano que começa para o varejo virtual. Com a perspectiva de crescimento ainda forte, é preciso saber como fazer mais vendas no e-commerce. Somente assim seu negócio irá aproveitar os R$69 bilhões que a ABCOMM estima de faturamento no setor em 2018.

Para isso, separamos algumas tendências para ficar de olho e experimentar em sua operação virtual. A palavra de ordem para o mercado virtual é inovação. Não fique parado e veja como você pode fazer seu negócio crescer ainda mais!

Se seu setor é moda, prepare-se para um ano acirrado! Não é de hoje que ele ocupa uma boa posição nos rankings de vendas no e-commerce e lucros. Contudo, com menos lojas físicas e mais investimentos em moda virtual, a migração de compras no meio virtual está crescendo. Se prepare para competir com grandes marcas, mas confie num crescimento no fluxo de pessoas buscando boas ofertas on line.

Uma outra tendência que seguirá forte em 2018 são os nichos. O aumento da competição está fazendo com que mais lojas se especializem em certos setores do seu mercado e foquem em um público específico. Se não tiver certeza onde apostar, monte categorias específicas ou promoções direcionadas de curta duração. Você pode encontrar um bom meio de aumentar seu faturamento.

Chatbots são o futuro. Os principais portais de tecnologia estão apontando há algum tempo na importância do atendente virtual em sua loja. Ele poupa tempo, garante o atendimento de 100% do seu público e possui inúmeras variações no mercado. Pesquise e veja se seu negócio está no ponto ideal para melhorar a sua performance.

Se você ainda não domina, aprenda a qualificar seu público. Essa é a hora de reavaliar sua estratégia e não perder tempo e recursos em quem não será uma venda no seu e-commerce. Use seus dados para avaliar suas ações, o retorno de cada uma e a chance de se converter em compras. Além da economia, você irá conhecer melhor o seu público e montar estratégias certeiras.

Fidelize e não considere a entrega como o término do seu relacionamento com seu cliente. Use sua base de e-mails, redes sociais e outros recursos para fazer com que ele volte à sua loja em breve. Sempre invista em atendimento para garantir que seus consumidores sempre terão um ótimo motivo para voltar na sua loja.

Se prepare para o Dia dos Namorados. Ela foi uma das datas que mais despontou em 2017, em comparação às demais que geralmente agitam as vendas no e-commerce. Por não segregar em gênero ou idade, você tem um campo farto para investir em campanhas e promoções e adicionar um novo evento para aumentar seu faturamento antes do final do ano.

Veja também: 7 dicas para faturar mais nas datas importantes do e-commerce

Com os Correios tornando o frete de alguns envios mais caros, é necessário começar a buscar novas opções logísticas. Existem uma infinidade de recursos, entre operadores privados, retiradas em pontos físicos ou valores promocionais de frete que podem aliviar esse ponto na venda. Sente com sua equipe e coloque as ideias para funcionar e ver como contornar essa situação!

Written by Renato Binotto