Todo mundo está atento às ofertas da Black Friday que estão desde ontem no ar em quase todo varejo físico e virtual, mas você já deve ter ouvido falar de outro evento de descontos que acontece logo em seguida, a Cyber Monday.

A Cyber Monday acontece na primeira segunda após a Ação de Graças americana, ou seja, logo depois do fim de semana que precedeu a Black Friday. Nesse ano, ele irá cair em 28/11.

Ela não é tão antiga quanto a Black Friday, sendo criada pela Federação Nacional de Comércio Americana em 2005, procurando estender o fluxo de descontos e compras do período.

A diferença dela para a Black Friday é que, nos EUA, a Black Friday é um evento predominante do varejo físico, enquanto que a Cyber Monday seria do varejo virtual.

No Brasil, ela já adquiriu uma outra conotação: enquanto a Black Friday é para todo tipo de produto, a Cyber Monday seria mais focada em tecnologia.

ipad-820272_1920Outra diferença da Black Friday é que a Cyber Monday dura geralmente 24h, diferente da sua irmã que tem seu início no final do dia anterior, ainda que essas sejam decisões inteiramente feitas pelo lojista.

Realizada no Brasil desde 2012, em países como o Canadá, Reino Unido, Alemanha e Chile ela já é um evento consolidado. Lojas como O Boticário, Fnac e Netshoes já fizeram campanhas da Cyber Monday.

Quem também marca uma forte presença dentro da Cyber Monday são os marketplaces: a Americanas.com, o Submarino, o Ponto Frio, o Extra.com e o Walmart já fizeram sucesso com o evento.

Para o lojista, é uma boa oportunidade de aumentar o tempo da sua Black Friday: ofereça descontos que funcionaram bem, esvazie itens do seu estoque à tempo de reabastecê-lo do Natal e se ocorreu algum problema, aproveite a oportunidade para finalizar suas metas de Black Friday.

Aproveite e nos conte como foi a sua Black Friday? Queremos te ajudar a deixar tudo pronto para o Natal!

VENHA PARA A SOFTVAR!

Written by Renato Binotto