Em junho acontecerá o Dia do Frete Grátis e com ele surge a questão: será que com o comércio na situação atual, é possível adotar frete grátis para a minha loja virtual?

Para responder essa pergunta é importante analisar como o frete impacta na sua loja e o que ele representa para o seu cliente. Dados da Forrester Reseacher mostraram que 44% dos clientes desistem da compra por causa do valor do frete!

Isso aconteceria por vários motivos: falta de opções de logística das mercadorias, ser informado muito tardiamente no processo de compra do valor de envio, o valor dele não compensar o valor da compra, entre muitos outros.

Frete Grátis Loja Virtual E-CommerceEntão, antes de pensar nessa estratégia, é importante saber porquê isso ocorre na sua loja e tomar medidas que resolvam esses problemas.

Fique de olho na taxa de abandono do carrinho após a informação sobre o frete e analise suas opções de envio: o ideal seria oferecer sempre os Correios e uma transportadora particular. Pesquise, há várias opções no mercado.

Apenas essas medidas podem aumentar suas compras e abrir caminho para o frete grátis.

Quanto ao frete grátis, ele é uma estratégia que deve ser adotada baseado no ticket médio da operação. Se você lida com produtos de valor menor e menores quantidades, você tem menos vantagens ao adotá-lo que quem negocia grandes quantidades e grandes valores, mas mesmo assim não é totalmente impossível.

Vamos ver algumas opções e informações sobre a estratégia de Frete Grátis para você analisar:

– Frete Grátis apenas no Dia do Frete Grátis:

Pontos Positivos: É uma ótima forma de atrair novos clientes e reforçar o compromisso dos seus clientes fieis.
Pontos Negativos: Requer um cálculo do prejuízo revertido para sua loja por arcar com os valores de transporte. Há vários métodos de redirecionar esse valor aproveitando o crescimento das compras, mas essa estratégia não serve para todo tipo de empresa.

– Frete Grátis a partir de compras de certo valor:

Pontos Positivos: É a estratégia mais estável e mais adotada, pois ela está presente exatamente no ponto onde o frete não acarretará custos para a empresa.
Pontos Negativos: Dependendo novamente do seu mercado e localização, ela pode ser pouco atrativa, uma vez que o valor do seu ticket médio esteja muito longe deste ponto onde o frete grátis é possível.

– Retirada na loja e entrega grátis para certas localidades:

Pontos Positivos: É uma opção válida e até frequente em muitas lojas, uma vez que além de não gerar prejuízos, ela reforça a sua presença regional e trás clientes para sua loja física.
Pontos Negativos: São opções válidas caso você tenha uma loja física ou um mercado forte regional, o que pode ser pouco efetivo dependendo das circunstâncias.

– Frete Grátis para clientes fiéis:

Pontos Positivos: Menos adotada, é uma estratégia que torna possível para poucos e bons clientes aproveitarem esse benefício. Isso diminui seus custos e agrega algo válido na fidelização do seu consumidor.
Pontos Negativos: Necessita de uma boa estratégia de fidelização em paralelo para ser efetivo, o que acaba sendo um recurso pouco ou não utilizado no início.

Independente da sua escolha, oferecer o frete grátis de alguma forma na sua loja é uma maneira de mostrar proximidade e comprometimento com o seu cliente e é algo que deve ser divulgado na sua página inicial, logo quando o cliente entra em sua loja.

Pense com cuidado para não se arrepender depois, mas a inclua em sua operação o quanto antes.

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Written by Softvar