Como aumentar suas vendas no fim do ano alinhando Marketplace e ERP

Um marketplace é ideal para vender mais gastando menos. Com ele, seu e-commerce pode ir mais longe, e você aumenta suas chances de ser o líder de vendas no seu segmento. Mas há como aproveitar ainda mais um marketplace: alinhando-o a um bom ERP.

Por que um marketplace?

Uma alternativa à loja virtual própria, o marketplace é uma eficaz plataforma de venda online onde grandes marcas expõem seus produtos, em um ambiente seguro, confiável e user friendly. Agindo como “shoppings virtuais”, os marketplaces são muito procurados, e estar em um deles é uma ótima maneira de alavancar o seu negócio.

Com o marketplace, fica mais fácil oferecer uma boa experiência de compra a seus clientes. Além disso, sua consagrada estrutura de gerenciamento permite que você poupe gastos com a criação da loja e sua divulgação — é tudo feito de maneira simples e rápida para você começar a vender o mais breve possível.

Alguns dos maiores marketplaces da atualidade são os players do grupo B2WAmericanas.comSubmarino Shoptime. Com 450 milhões de visualizações e 2,4 milhões de pedidos por mês, além de uma interface de fácil entendimento e operação, a B2W pode ser a sua porta de entrada no competitivo mercado do comércio eletrônico.

Integração com ERP: aproveitando o marketplace ao máximo

Apesar dessa exposição privilegiada, uma operação de e-commerce vai muito além da plataforma de venda. Muita coisa acontece nos bastidores da loja virtual, no conjunto de processos chamado back-office, que são melhor administrados com a ajuda de um sistema de gestão empresarial, o ERP.

Ter um bom ERP é muito importante porque ele cuida de todas as etapas necessárias para o seu funcionamento: controle de compras, de estoque, definições de encargos, vendas, financeiro e contas a pagar, logística — essas são apenas algumas das principais funcionalidades que um ERP possui e que englobam todas as atividades de uma empresa, do gerenciamento de seus recursos à entrega da mercadoria ao cliente.

Contudo, um dos maiores benefícios do ERP é a possibilidade de integração multicanal de venda, como a que acontece nos marketplaces. Através dela, você pode prevenir falhas na operação e ter acesso a ferramentas que irão otimizar seus processos e facilitar o seu trabalho. Escolher um ERP bem integrado permitirá que você tire maior proveito de um marketplace, dando vantagem competitiva para seu e-commerce e aproximando-o do topo.

Há dez anos no mercado, o ERP da SOFTVAR oferece alguns recursos essenciais para e-commerce, como:

  • Sincronização automática de pedidos
  • Expedição e faturamento
  • Integração de produtos
  • Atualização de preços
  • Validação da venda
  • Integração com fornecedores e transportadoras
  • Logística reversa

Além disso, a integração com os marketplaces permite que você gerencie e faça suas vendas sem a necessidade de uma plataforma, totalmente pelo ERP da SOFTVAR. É um acesso a milhares de compradores em potencial, e você ainda pode administrar seu desempenho de qualquer lugar graças ao módulo web.

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Artigo reeditado. Publicado originalmente aqui.

Written by Vinícius Louzada