A Insecta Shoes, cliente SOFTVAR, mostrou o seu trabalho no programa Cidades e Soluções da GloboNews!

A empresa de Porto Alegre se especializou na slow fashion, que é a alternativa sustentável de estar dento da moda, agredindo o mínimo possível o meio ambiente. A alternativa encontrada pela empresa foi do desenvolvimento de uma coleção permanente de sapatos veganos, ou seja, que não possuem nenhum material de origem animal em sua produção.00_51_51_766_insecta

O processo é bem simples: parte do sapato, como a sola, é produzido por meio de materiais recicláveis como garrafas pet. O resto é feito a partir de peças de brechó, reutilizando estampas e tecidos de peças antigas, o que torna os calçados ainda mais únicos e fashion, sem prejudicar com isso a qualidade ou a estética do calçado.

A iniciativa nasceu da crescente demanda por produtos sustentáveis pelo público e na grande possibilidade de crescimento desse mercado entre fabricantes e vendedores: “eles (os fabricantes) já entendem essa demanda e para eles também é um benefício de economia de recurso”, disse Laura Madalosso, sócia da Insecta Shoes.

O pouco de material utilizado que não pode ser reciclável vem da indisponibilidade do mercado para fornecê-lo, o que não impede que a empresa procure cada vez mais alternativas para ser ainda mais sustentável, por exemplo, a entrega dos produtos que é feita localmente via bicicleta e a decoração de suas lojas, essencialmente composta de materiais de brechó.

Além disso, o e-commerce da Insecta funciona com o selo “Site Sustentável” (clique aqui para conhecer mais sobre essa inciativa), que converte todo o CO2 produzido pelos seus servidores em alimento para árvores da Mata Atlântica.

A Insecta possui uma coleção enorme com vários tipos de calçados. Veja a matéria completa da GloboNews clicando aqui e visite o site da Insecta Shoes clicando aqui.

Written by Renato Binotto