E-Commerce Formação de Preços e Descontos

Com a chegada do final do ano, o varejo virtual se sente pressionado a dar descontos para atrair mais vendas em dias como a Black Friday e o Natal. O problema é que se feito sem atenção, essa estratégia podem acabar dando prejuízo. Saber como atribuir os preços no seu e-commerce é o segredo para fazer com que descontos resultem em lucro no seu e-commerce.

A formação de preços é um assunto complexo, que envolve uma série de fatores tanto internos como externos ao seu e-commerce. Por meio dele serão cobertos os seus custos de operação e onde será gerado o máximo de lucro possível dentro do seu mercado de atuação.

Em primeiro lugar, você precisa ter todos os seus gastos organizados: custos, despesas, tanto para o seu estoque como para a manutenção da sua loja (plataforma, gateways, logística…) para atribuir alguns dados necessários, em especial, o markup, que é o percentual de lucro desejado que você aplica em seus produtos.

Com ele em mãos, agora é possível calcular os custos por mercadoria vendida (CMV) e com esse dado, chegar à sua margem bruta:

Margem bruta = (Preço de venda – custos por mercadoria vendida – custos variáveis/preço de venda)

Finalmente, comparando esse dado com seus custos fixos, você obtém um diagnóstico de como seus preços estão impactando o resultado de sua empresa e alterá-los para que eles não apenas gerem lucro, mas abram uma série de possibilidades em promoções e descontos.

Como você deve ter percebido, a formação de preços é uma tarefa recorrente, que considera qualquer tipo de variação dentro dos gastos feitos em seu e-commerce. Contudo, você também precisa considerar a rapidez na alteração de preços pela sua concorrência no ambiente online, para que sua estratégia surta efeito.

Para facilitar essa tarefa, um ERP oferece duas funcionalidades que te auxiliam direta e indiretamente: a curva ABC e a alteração massiva de preços.

O cadastro de curva ABC é mais utilizado para evitar a ruptura de estoques considerando o peso dos produtos em seu faturamento, mas descobrir quais produtos ocupam essas posições permite determinar estratégias mais precisas onde os produtos com maior saída poderiam ser usados em momentos estratégicos e de maneira cautelosa, enquanto que os demais podem ser melhor usados para atrair mais clientes, sem risco iminente de prejuízos.

O segundo recurso é a alteração massiva de preços, que permite uma rápida mudança de preços dos SKUs, poupando a operação de realizar essa mudança manualmente. Isso permite modificar preços e atribuir descontos de uma maneira mais ágil e oferecer uma melhor reação frente a sua concorrência, sem acabar tumultuando o seu time ou correr o risco de erros.

Optar por estratégias de preços que incluam descontos é uma necessidade nos tempos atuais: além de promover um novo fluxo para seu e-commerce, tanto de quem está em busca de menores preços como de antigos clientes que esperavam uma oportunidade para voltar a comprar em sua loja. Além disso, é uma ótima maneira de recompensar a fidelidade de seus clientes e movimentar estoques parados, que tendem a atrapalhar nesse período de mais vendas.

Por isso, não perca mais tempo! Mãos à obra e faça com que seus descontos sejam seu maior aliado no final do ano!

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Written by Renato Binotto