A competição por mais vendas no e-commerce está cada vez mais acirrada e, para se destacar, você precisa pensar fora da caixa.

Dia do Orgulho Nerd Mercado de Nicho no E-Commerce

Inspirados no Dia do Orgulho Nerd, que nos últimos anos ganhou muitos consumidores para o segmento, vamos mostrar como você pode faturar mais em sua loja on-line investindo em nichos de mercado!

Vamos definir: nichos são segmentos de um certo mercado que tem necessidades especiais e precisam de uma atenção específica quanto a produtos e serviços. Por exemplo, no ramo da moda, temos nichos de roupas para tamanhos pequenos, tamanhos grandes, estilos alternativos, roupas veganas, entre muitos outros.

O lado positivo é que por atenderem partes do mercado muito específicas, não existem muitos competidores e a fidelidade dos clientes é muito grande. Contudo, para ingressar nele com sucesso você precisa de muito preparo e conhecimento sobre o nicho que escolher.

O mais comum, atualmente, são lojas que começam pequenas e segmentadas e com o tempo passam a atender outros mercados conforme são mais competitivas, mas o caminho inverso também é possível. Veja como:

1 – Preparação para o nicho no e-commerce.
O primeiro passo é conhecer bem o nicho no qual você vai entrar: busque quais são as opções que existem no seu mercado. Alguns pontos comuns são uma opção segura, como produtos veganos (sem a exploração de animais) e ecológicos (produtos que causam um dano menor ao meio ambiente), mas cada mercado permite uma série de nichos específicos.

É importante analisar:

  • Conhecer quais produtos podem ser comprados para esse nicho e tenha uma noção do impacto ao colocá-los em sua loja, como valor de compra, armazenamento específico e fornecedores disponíveis.
  • Defina seu público-alvo e seus hábitos de compra para elaborar sua estratégia de venda. Por ser um mercado específico, eles podem não ter o mesmo comportamento que seu público atual.
  • Invista em marketing digital para sua divulgação. Por tratar-se de públicos específicos, ou seja, um número reduzido de buscas, é mais provável que esse método seja mais fácil e mais barato nesse momento.
  • Procure seus competidores, pois apesar de não haver muitos, eles sempre existem. Encontre quem são seus competidores diretos ou indiretos e esteja atento a pontos como divulgação e preços.

2 – Como deixar usa sua loja preparada para nichos. 
Com sua estratégia preparada, agora você pode trabalhar nos processos internos da sua loja para poder integrar os produtos de nicho na sua rotina de operação.

  • Não realize grandes compras de estoque nos primeiros meses: prefira adquirir apenas alguns itens, divulgar de uma maneira efetiva e observar a reação do seu público.
  • Sempre crie uma categoria ou subcategoria específica em seu site e pop-ups temporários. Deixe claro para os visitantes do seu site que você fornece aquele produto em especial.
  • Caso seu público receba bem o produto, verifique se seus fornecedores podem abastecer sua loja com mercadorias sem custos abusivos ou problemas logísticos que possam causar problemas em sua loja. Isso é fundamental para fidelização e se destacar caso a concorrência venha a crescer.
  • Verifique se algum recurso especial é necessário para a gestão do produto na sua loja, como um ERP que comporte tamanhos variados, caso haja perspectiva de um grande crescimento em pouco tempo.

3 – Divulgação dos produtos de nicho.
Apesar de já termos mencionado, a divulgação merece uma atenção especial, uma vez que você precisa otimizá-la para encurtar o tempo que o nicho necessita para dar retorno.

  • Se ainda não está, entre nos marketplaces. Entre as vantagens estão um alcance nacional para potencializar suas vendas e o próprio marketplace irá se encarregar da divulgação de seus produtos.
  • Invista em pontos como o SEO (otimização de resultados em buscadores) e o SEM (links patrocinados) em seu site. Você pode contratar uma agência ou ter um funcionário dedicado nessa função no início da divulgação, como preferir. Acredite, se feito da maneira correta, você verá os resultados em breve.

A própria SOFTVAR trabalha com alguns cases de sucesso entre seus clientes no mercado de nicho:

Mercado nerd (Nerdstore)

Nerdstore Site Dia do Orgulho Nerd Mercados de Nicho

A Nerdstore se aventurou no mercado nerd há alguns anos, mas foi no momento certo!

Com o boom dos filmes e séries do ramo na década dos anos 2000, os nerds foram tomando conta do mercado e hoje são um forte público consumidor que a Nerdstore soube como aproveitar.

Feita por nerds para nerds, eles tiveram o conhecimento necessário para levar para o seu consumidor exatamente o que ele queria e agora são uma das maiores companhias do ramo no Brasil!

Confira o site da Nerdstore: http://www.nerdstore.com.br 

Calçados para números menores: 33/34 

 

33/34 Site Mercados de Nicho

A 33/34 se especializou no nicho de calçados para tamanhos menores e se tornou um sucesso!

Num mercado saturado com lojas de sapato, a loja conseguiu se expandir encontrando o público certo e agora oferece diversas marcas para uma clientela fiel, que tem dificuldade de encontrar aquele sapato no seu tamanho em outras lojas.

Confira o site da 33/34http://www.33e34.com.br/

E aí? Pronto para aproveitar a ocasião para dar um novo rumo aos seus negócios?

VENHA PARA A SOFTVAR!

 

 

Written by Softvar