Será que um ERP online é tão essencial para um e-commerce? Poderia a implementação de um bom sistema prevenir complicações e garantir o sucesso de uma loja virtual?

Você já deve contar com soluções de gestão que atendem bem o seu negócio, mas muitas vezes é apenas numa emergência que você vai sentir falta de um ERP para e-commerce robusto especializado no seu negócio.

Vamos analisar 3 empresas e o efeito que um bom sistema de gestão poderia ter salvado esses lojistas de tantos problemas.

 

#Empresa 01 – “Meu inventário manual é suficiente para o meu negócio”.

entrepreneur-593371_1920O dono da empresa #01 não achava que o gasto em um ERP compensava para a sua nova loja de presentes. Ele decidiu fazer seu inventário manualmente e nunca teve problemas em saber o movimento do seu estoque e fazer novos pedidos à tempo.

Vendo o fluxo e pensando em crescer seu negócio, ele aproveitou uma data especial para coincidir sua entrada nos marketplaces, o que deu muito certo: a loja dele encheu de pedidos em pouco tempo.

Com o excesso de movimento e um erro de cálculo do fluxo de pedidos que viria, ele não conseguiu atualizar seu inventário e fazer os pedidos nas datas corretas ou muito menos implantar uma ferramenta a tempo de que diversos pedidos fossem recusados por falta de estoque. Isso não passou batido pelo marketplace que acabou penalizando a loja.

Como se não bastasse, o fluxo da sua loja começou a decair também e o e-commerce, que não tinha muito tempo de vida, rapidamente perdeu o controle e precisou passar algum tempo se reorganizando até poder tentar novamente crescer.

O que um ERP poderia ter feito? Um bom sistema de gestão sempre conta com um aviso de baixo estoque, avisando em tempo hábil a necessidade de uma nova compra de estoque. Logo que o aumento de pedidos fosse acusado, o aviso seria dado e até mesmo um pedido automático poderia ser feito aos fornecedores, prevenindo a falta de produtos em estoque.

#Empresa 02 – “Eu consigo dar conta de emitir minhas próprias notas”

business-1839191_1920O gerente da empresa #02 não confiava muito nos emissores de notas automáticos. “Essas coisas sempre te deixam na mão quando você precisa dele”, ele pensava. Como o fluxo da loja de calçados era constante, ele conseguia reservar algum tempo por dia para emitir todas as notas e ainda tocar seu escritório em São Paulo.

Mas como sempre pode acontecer um dia, o sistema estava fora do ar. “Sem problemas…faço isso amanhã”. Mas como pode acontecer com qualquer um, um imprevisto juntou com outro do seu escritório e outro…e o acumulo deles gerou um bolo de notas que precisavam ser feitas com urgência para não comprometer a data de entrega.

Felizmente o gerente conseguiu dar conta de todas, mas, sem perceber e como pode acontecer em qualquer trabalho manual, algumas saíram com alguns erros. O problema foi explicar esses erros para uma fiscalização surpresa que apareceu na loja. O resultado não podia ser outro: multa.

O que um ERP poderia ter feito?  Com um sistema eletrônico é muito mais fácil e seguro emitir as suas notas. Todas elas são faturadas e o histórico é emitido facilmente. A integração com os outros setores permite que qualquer erro seja identificado e comunicado mais facilmente, prevenindo situações como essa.

#Empresa 03 – “Organizando tudo, a gente muda esses preços de Black Friday rapidinho”.

Como um erp online poderia ter resolvido esses problemas?Uma dona de uma loja de maquiagem já observava a algum tempo como sua loja perdia dinheiro por causa de eficiência.

O pior momento sempre era a Black Friday, quando três funcionários ficavam mudando os preços promocionais alguns dias antes, para que a loja não ficasse com todo o seu estoque em promoção por muito tempo.

O problema foi quando uma das funcionárias pediu demissão bem na véspera da BF. Agora eles tinham mais trabalho ainda para fazer todas essas alterações. Eles bem que tentaram, mas acabaram atrasando em quase meio dia todo o serviço.

Até aí, infelizmente, esse tipo de coisa acontece. O problema foi logo após a Black Friday para retornar todos os preços para o valor normal. Novamente, apesar do esforço, a loja ficou um pouco além do esperado com seu estoque em promoção.

Prevendo que haveria algum prejuízo vindo desse atraso, ela decidiu colocar tudo na ponta do lápis entre as compras não feitas por falta de desconto e as feitas com desconto fora do prazo e chegou num resultado de 10% do faturamento planejado para aqueles dias. Agora só basta correr atrás do atraso…

O que um ERP poderia ter feito? No caso da SOFTVAR, o procedimento que, nesse caso, usa três pessoas por várias horas leva cerca de uma hora com uma pessoa! A alteração de preços de modo massivo em comunicação com a plataforma é muito simples! Clique aqui e veja como!

FIQUE ATENTO AO NOSSO BLOG E CONFIRA NOSSA WEBPAGE SOFTVAR!

VENHA PARA A SOFTVAR!

Written by Renato Binotto