aumentar_lucro_onlineGanhar mais dinheiro vendendo mais é sempre bom, principalmente, quando não é difícil fazer algumas alterações.

O segredo para aumentar os lucros do seu e-commerce está em reunir um pouco de estratégia com os dados que você pode obter facilmente do seu ERP.

Há uma infinidade de dados que não apenas monitoram o funcionamento da sua loja, mas dizem quais deveriam ser seus próximos passos para fazer sua operação se tornar um sucesso.

Veja alguns deles:

1 -) Top Sellers – Esse dado é facilmente obtido pelos Clientes Softvar graças ao Softvar Web, que reúne os produtos mais vendidos em cada período. Você também pode obter esse dado reunindo os itens que tiveram maior saída de estoque com seus respectivos preços. O que reunir grande saída com preço elevado, é um top seller.

Tendo ele em mente, veja outras opções para aumentar a demanda ou alinhar-se melhor com o seu público. Por exemplo, ofereça mais opções do mesmo tipo de produto, aumente as facilidades de pagamento, faça promoções de tempos em tempos focando este produto ou agregue outros produtos que possam interessar quem o compra.

2-) Dicas de Consumidores – Numa loja virtual, é difícil ouvir o que nossos próprios clientes querem nos dizer, por causa do seu formato. Mas saber o que esses consumidores pensam e querem é fundamental para crescer suas vendas e fidelizar ainda mais clientes.

Para isso, fique atento a sites como o ReclameAqui, vendo que pontos causaram insatisfação. É interessante realizar uma análise do layout da sua loja, testando os fluxos de compra. Finalmente, abra um canal de comunicação com seus clientes: uma ferramenta SAC, como a oferecida pela SOFTVAR, é uma opção ideal, mas recursos como cadastro de e-mails ou comentários em blogs e redes sociais é uma escolha barata e efetiva.

3-) Dicas Internas – Podemos acabar ouvindo ainda menos quem realmente está com a mão na massa, ignorando uma variedade de fatores decisivos. A SOFTVAR, por exemplo, permite em seu ERP a cotação de propostas de fornecedores, criando um local onde apenas as melhores ofertas são aceitas, o que poupa bastante dinheiro.

Não despreze o que seus parceiros e funcionários podem agregar à sua loja: converse com eles e confira as novidades do mercado ou dicas de performance. Analise as opções e veja o que é mais viável aplicar em sua loja. Você também pode entrar em grupos específicos de cada área em redes sociais e observar o que está bombando no seu setor.

4-) Sazonalidade – Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais…na verdade, há muito mais do que datas comemorativas em sazonalidade. Há épocas onde há mais gastos (dezembro, janeiro e fevereiro…) e épocas com menos gastos (março, abril, maio…) por parte do consumidor. E, mesmo assim, isso pode ser o inverso no seu ramo de negócios.

Novamente, o ERP é fundamental para essa análise: verifique a sua movimentação dentro de um certo período ou desde o início do período da sua loja e veja se há padrões de quedas e aumentos de faturamento. Você pode utilizar esse dado para focar seus esforços e modificações, tentando prevenir perdas de lucro nesse período.

5-) Dados de Compras – Um dado básico como o ticket médio pode oferecer um ótimo dado de diagnóstico da sua loja. Pode ser que seu cliente possa gastar mais dentro do seu negócio: será que ele compraria mais se você baixasse os preços ou tentasse contornar fatores como valor e tempo de frete?

Compare os dados de top sellers com o ticket médio – eles são próximos? Isso pode ser um bom termômetro para seus preços. Verifique se seu cliente opta por uma certa forma de entrega ou pagamento. Veja também seus concorrentes e confira os produtos e preços que são oferecidos. São muitos dados para vários insights importantes.

6-) Inteligência Competitiva – Falando em concorrentes, parece simples, mas na verdade, aplicar conceitos de inteligência competitiva vai muito além do que ver o que observar o que o seu competidor oferece ou não. Envolve estar completamente inteirado do que o seu mercado oferece e o que você está oferecendo no momento.

Mergulhe de cabeça no seu setor, tanto aqui como lá fora: confira as novidades, o perfil do consumidor típico da sua loja, as tendências de mercado e etc. São inúmeras possibilidades que podem trazer muitos lucros em pouco tempo para a sua loja, principalmente se você for o primeiro a fazer.

7 – ) Considerar Marketplaces – Após ver todos os seus dados à essa altura…pergunte-se: será que você tem estrutura para aumentar suas vendas? Se a resposta for “sim” e o problema for divulgação, a sua resposta para mais vendas pode estar dentro dos marketplaces.

Essas megastores virtuais proporcionam oferecer vários produtos sob a bandeira de lojas famosas. Você precisará respeitar um regulamento padrão de atendimento e pagar sob vendas feitas dentro do marketplace, mas seus produtos serão oferecidos numa escala que nunca imaginou. É uma possibilidade a ser verificada.

A Softvar oferece integração com alguns dos maiores marketplaces do mercado, como os das premiadas B2W (Lojas Americanas, Submarino e Shoptime) e CNova (Casas Bahia e Ponto Frio).

Boa sorte e mãos à obra!

Written by Renato Binotto