Black Friday: Como um ERP pode ajudar seu e-commerce a decolar nesse grande evento

Falta pouco mais de um mês para a aguardada Black Friday, uma das datas mais importantes para o e-commerce brasileiro. Com o evento se aproximando, é hora de atualizar sua loja virtual e se preparar para faturar mais com o grande aumento de pedidos atraídos pelos descontos, e a melhor maneira de fazer isso é com uma gestão de pedidos otimizada por um ERP.

Neste ano, a data, inicialmente uma prática do varejo norte-americano, acontecerá no dia 24 de novembro. O evento vem crescendo no Brasil desde a sua primeira edição e em 2016 registrou um crescimento de 17% em relação ao ano anterior, movimentando um total de 1,9 bilhões de reais e 2,23 milhões de pedidos, de acordo com dados do Ebit.

Hoje, a Black Friday se tornou sinônimo de preço baixo para os consumidores e aumento de lucro para os varejistas. Entretanto, ela é uma faca de dois gumes: se bem executada, poderá impulsionar as vendas do seu e-commerce no final do ano, mas, se executada incorretamente, poderá causar muitos problemas e prejudicar sua empresa no período.

Para aproveitá-la ao máximo é preciso se certificar de que seu e-commerce está adequado para um evento desse porte e de que conseguirá oferecer a seus clientes a melhor experiência de compra possível.

São muitos os fatores que exigem atenção especial na hora de preparar sua loja online para a Black Friday: verificação do estoque disponível, ajuste de preços promocionais, validação das vendas, operações de logística, SAC… Todos são essenciais para ter uma boa performance no evento e gerenciar tudo isso pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

É aí que entra a escolha do seu sistema de gestão empresarial, o ERP.

Com um ERP ideal para a sua operação é possível otimizar sua loja virtual em todos os níveis, executando desde funções elementares, como gestão de estoque e faturamento, à funções complementares próprias de alguns sistemas, como expedição e logística reversa, de forma eficiente e rápida. Você utiliza melhor seus recursos para que possa investi-los em outras áreas da sua empresa, enquanto sua gestão é assegurada pela integração dos módulos com seus recursos online, como plataformas, marketplaces, adquirentes de pagamento, fornecedores e etc.

Fazendo a sua melhor Black Friday com a ajuda de um ERP

A Black Friday vai muito além de oferecer descontos para os produtos da sua loja: neste período de grande fluxo de pedidos, há uma série de procedimentos que precisam ser bem planejados e executados durante todas as etapas da jornada de compra dos seus clientes, da chegada ao site até a entrega da mercadoria.

O ERP é ideal para esse tipo de evento porque permite que todas essas etapas sejam coordenadas e efetuadas no mesmo lugar e depois sincronizadas com as plataformas de venda do seu e-commerce, eliminando a necessidade de outros softwares, poupando tempo e diminuindo gastos.

O mais importante é assegurar que seus consumidores tenham uma boa experiência ao comprar em sua loja virtual. A impressão deles será construída com base no seu nível de satisfação, e isso irá refletir diretamente no faturamento e na imagem do seu e-commerce.

Para entregar uma experiência de compra positiva, você precisa oferecer tudo aquilo que um comprador procura em uma loja online, indo além da interface amigável e de fácil entendimento, das condições favoráveis de pagamento, segurança e transparência nas transações e logística eficiente — o que só pode ser alcançado com o controle total da sua gestão.

O ERP é uma poderosa ferramenta que torna isso possível. Com ele, você pode:

● Ter um estoque inteligente que impeça novos pedidos de serem criados caso os produtos requisitados estejam em falta e efetue o abastecimento do estoque com seus fornecedores, notificando níveis críticos e programando futuras vendas.

● Alterar preços de produtos facilmente de acordo com a sua necessidade e a demanda, fazendo com que sua loja ofereça sempre valores adequados e boas condições de pagamento para satisfazer ainda mais seus clientes e potencializar o seu lucro.

● Integrar sua loja online as melhores transportadoras, automatizando o processo de entrega e certificando-se de que os itens chegarão a seus compradores em tempo e sem complicações.

● Realizar a logística reversa no caso de trocas ou devoluções por defeito ou arrependimento de compra, possibilitando que você efetue o estorno ou troque o item por um novo com agilidade, evitando a insatisfação de seus clientes e a perda da sua confiança.

● Oferecer uma integração com todos os seus locais de venda, possibilitando o controle de todas as vendas realizadas, pagamentos e dados dos seus clientes, tornando a comunicação com os diversos setores da sua loja dinâmica e acelerando a conclusão dos pedidos.

O ERP é perfeito para turbinar seu e-commerce e deixá-lo pronto para arrasar na Black Friday. Com ele você evita surpresas desagradáveis e garante um bom desempenho no evento, fazendo dele um dos dias mais lucrativos do ano.

Veja mais conteúdos sobre a Black Friday aqui

Written by Vinícius Louzada