No dia 25/11 ocorre a Black Friday 2016 no Brasil. O evento que tem arrecadado milhões de reais em compras online e físicas está ganhando cada vez mais espaço no varejo virtual. Este ano, a expectativa ainda é de crescimento, onde milhões de compradores irão aproveitar os descontos que já estão circulando!

Confira alguns dados da evolução da Black Friday (Fonte: Black Friday)

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Para quem ainda está se preparando, aí vão algumas dicas:

Previna Reclamações

Observe os dados de reclamações e devoluções e identifique os “pontos fracos” da sua loja na data. Os mais comuns são não cumprimento da entrega de frete, problemas de pagamento, sites instáveis e fraudes.

Prepare sua infra-estrutura

Entre em contato e verifique se todas as empresas com as quais você trabalha (plataformas, marketplaces, logística, adquirentes, etc…) estão alinhadas para a sua demanda. Fique atento à regras que devem ser obedecidas, especialmente junto aos marketplaces, para não sofrer punições ao aplicar sua estratégia.

Esteja pronto para o Natal

Muitas pessoas estão comprando já para o Natal, por isso, fique atento à prazos de entrega e a prevenção de logística reversa. Confira seu estoque e observe a movimentação de anos anteriores. Identifique falhas no seu site que podem causar problemas nessa época de maior fluxo e use para traçar sua estratégia para o Natal.

Fique de olho nos sites estrangeiros

Após muitos meses de dólar em alta, ele finalmente cai e um novo fator tem que ser considerado: os sites estrangeiros. A Black Friday é um evento mundial e dependendo do seu mercado, eles podem ser um fator que deve ser considerado na sua redução de preços.

Revise seu Reclame Aqui

Em 2015 houve uma queda de reclamações comparada ao ano anterior, isso significou o reconhecimento de que a data é uma boa oportunidade de fidelização de clientes: se ainda não possui, crie uma estratégia onde envio de ofertas e descontos, atendimento ao consumidor e até mesmo conteúdo direcionado ao seu cliente façam parte.

Horários de maior fluxo

Apesar de chamarmos “Black Friday”, o lojista deve estar com uma atenção maior durante a semana e especialmente um dia antes do evento. Os horários de maior pico de compras costumam ser entre às 11h e 14h e das 18h às 22h na sexta e na madrugada de quinta para sexta. Fique preparado para qualquer imprevisto.

VENHA PARA A SOFTVAR!

Written by Renato Binotto