7 dicas para faturar mais nas datas importantes do e-commerce

As principais datas do e-commerce no Brasil começaram! Mas como aproveitá-las ao máximo?

Há algumas semanas, o dia dos Pais 2017 foi um sucesso de vendas como não era visto há algum tempo, com um crescimento de 2,5% em comparação ao ano anterior, segundo a Serasa Experian, motivado principalmente pelos fundos do FGTS e a queda na inflação e na taxa de juros.

Quem estava preparado para essas datas, faturou mais, mas nem todos sabem como aproveitar ao máximo esses eventos. Pensando nisso, a SOFTVAR preparou algumas dicas para que você faça sua loja virtual bombar de vendas nas próximas datas do e-commerce.

 

1- Invista em datas relacionadas ao seu negócio.

Por mais que as vendas aumentem em todas as datas, procure investir mais nas datas que seu negócio está envolvido.

Segundo dados, os itens com maior procura foram livros, smartphones, calçados e perfumes em 2016, portanto, a melhor estratégia é se informar e preparar estratégias que evitem desperdiçar esforços e dinheiro com ações que trariam pouco ou nenhum retorno, aguardando datas que estejam mais relacionadas (por exemplo, a Black Friday para roupas ou a Cyber Monday para eletroeletrônicos).

 

2 – Planeje-se!

Da mesma forma, é preciso um planejamento para evitar que recursos sejam utilizados da maneira incorreta e prejudiquem seus rendimentos. Em primeiro lugar, analise sua capacidade interna: até quantos pedidos a sua loja consegue processar e entregar preservando o máximo de qualidade?

Veja se você não está pronto para usar uma das melhores ferramentas para e-commerce do mercado.

Entre os pontos importantes, analise sua capacidade de compras, estoque, logística, atendimento e estabilidade do site sob grande fluxo de clientes. Finalmente, alinhe sua estratégia de divulgação, escolhendo os melhores locais para divulgação e traçando um calendário que possibilite que você otimize seus investimentos.

 

3 – Crie promoções atrativas

Você com certeza não será o único com promoções, por isso, as suas tem que ser adequadas tanto a realidade do seu consumidor como com a sua: veja sua margem de lucro e até onde essas promoções não irão te prejudicar no futuro, sem esquecer, é claro, do frete.

Analise seus competidores e veja o que eles estão entregando para fazer algo diferente, como oferecer uma melhor condição de pagamento ou menor tempo de entrega. Apesar de alguns clientes preferirem um menor preço, use essa oportunidade para fidelizar seus clientes, para que no futuro, o preço não seja uma diferença para eles.

 

4 – Elabore um calendário para a sua ação:

O seu calendário deve incluir essas ações e datas:

  • 30 DIAS ANTES DA DATA: veicule alguns anúncios para tornar sua oferta clara para o público. O objetivo é gerar engajamento e deixar as pessoas atentas à sua ação.
  • 15 DIAS ANTES DA DATA: intensifique seus anúncios e divulgue seus produtos principais, veiculando também preços com um valor de promoção menor. Se for uma data de presentes.
  • DOIS DIAS ANTES DA DATA: divulgue claramente suas promoções e siga nesse ritmo até a data em questão. O objetivo é esvaziar os estoques sem acarretar prejuízos para o seu negócio.
  • UM DIA APÓS A DATA: prolongue as ofertas em menor intensidade, tentando esvaziar o restante do estoque se ainda houver. Comece o follow-up das entregas e previna problemas ou antecipe soluções: isso garantirá a fidelização dos seus clientes.
  • OBSERVAÇÃO: Se forem datas onde há presentes, trabalhe dessa forma: exclua a fase de conscientização, 30-45 dias para anúncios e início de promoções, 15-30 dias para esvaziamento de estoque e dois dias para o follow-up.

Tudo dependerá da sua capacidade de entregas, evitando atrasos para que a mercadoria não chegue ao seu clientes após a data.

 

5 – Avalie seu desempenho e previna-se para a próxima data.

Agora que você colocou sua loja por um teste de stress, você pode identificar em quais pontos você precisa de melhorias e quais pontos você precisa manter o ritmo.

Não é apenas o fluxo interno, mas o desempenho dos seus canais de divulgação, problemas na sua estratégia, conflitos internos com fornecedores ou operadores logísticos: tudo irá colaborar para que a próxima data seja ainda melhor, caso esses problemas sejam resolvidos.

Aprenda com os erros e os acertos para ter a melhor experiência possível nas suas próximas ações.

 

6 – ERP e marketplaces = evite sobrecarregar sua loja online

Se a sua operação for maior que o seu site dá a entender ou você está pronto para decolar suas vendas, uma boa dupla para aumentar suas vendas é o ERP e o marketplace.

Com um bom ERP gerindo suas demandas internas e o marketplace fornecendo um ambiente de grande circulação de clientes interessados e assegurado por uma marca consolidada, você verá rapidamente suas vendas crescerem e sua operação ficar cada vez mais alinhada.

Uma série de custos, com ferramentas auxiliares e divulgação irão cair drasticamente e você não precisará depender tanto do fluxo de sua loja virtual para aumentar suas vendas, o que você pode utilizar para melhorá-la ou realizar testes para aumentar seu fluxo, sem prejudicar o seu faturamento.

 

Com essas dicas, você irá decolar suas vendas em pouco tempo!

 

Artigo publicado originalmente aqui.

Written by Vinícius Louzada