O Dia do Frete Grátis está logo aí! Vender mais nas redes sociais pode ser uma boa oportunidade para atrair e fidelizar clientes para a sua loja virtual, aumentando as suas vendas.

O grande problema é viabilizar esse tipo de ação de Frete Grátis: ou você reverte esse valor de alguma outra forma ao consumidor ou arca com esse gasto, algo que, dependendo do retorno, pode dar prejuízo.

Uma ideia é aumentar seu fluxo usando algum meio de baixo custo para guardar dinheiro para outras estratégias, e é aí que entram as redes sociais: sem gastar muito, você pode ter uma boa base apenas esperando a proposta certa pra converter.

Vamos ver de que forma você pode fazer isso acontecer?

1 – Saiba quem é o cliente da sua loja para traçar sua estratégia.

Saber quem é o seu cliente ideal ajuda a saber qual a rede social que ele utiliza mais: o ramo de moda pode ter uma melhor abertura no Instagram, enquanto que o ramo de restaurantes podem se sair melhor com as marcações no Facebook.

Os dados da sua própria loja podem ajudar a traçar esse perfil e identificar quais redes são as ideais, mas utilize os relatórios das suas redes sociais para confirmar esses dados.

2 – Aprenda como interagir com seu cliente nas redes sociais e não perca a chance de fazê-lo.

Apesar de parecer um esforço um pouco vazio em termos de conversão, desenvolver uma boa persona (a “pessoa” por trás do seu perfil) nas redes sociais define a impressão que seus futuros clientes terão quando quiserem converter.

Esse ponto não para na interação, mas no tipo de conteúdo, frequência de postagem, dentre outros fatores. Nessa hora, uma boa fonte são seus concorrentes: veja como eles lidam e postam seus conteúdos e adote alguns diferenciais simples e diretos para se destacar deles.

3 – Não perca o foco em vender.

As redes sociais são simples e descontraídas e nesse contexto é fácil perder o foco de vendas. Lembre-se que todos são clientes em potencial da sua loja e seu objetivo é fazer com que eles prestem atenção no que você tem a oferecer.

Identifique oportunidades e sempre que puder leve seus clientes para o seu site se perceber que a conversão na rede social não está boa. Também verifique periodicamente como seu processo de compra está acontecendo e conserte-o o quanto antes.

4 – A palavra-chave é simplicidade: torne tudo fácil e prático.

Como Vender Mais Pelas Redes Sociais no Dia do Frete GrátisO principal benefício da rede social é a simplicidade: nela você consegue ver noticias dos seus amigos e do mundo, conteúdos informativos e divertidos, fotos, vídeos e etc de um modo simples e rápido e isso precisa se refletir no seu negócio.

Há muito conteúdo na internet sobre tamanhos de imagem, horários de postagens, dicas de produção textual te ajudam a otimizar a sua página. Sempre reforce a sua marca, seus produtos e como é sua a sua loja, para que pessoas cada vez mais alinhadas te achem.

O mobile (celular) é pequeno, mas presente e em crescimento no e-commerce. Deixe seu site otimizado e sempre tenha o formato em mente para suas postagens.

5 – Leve as reclamações com seriedade, mas leveza.

Se coloque no lugar do seu cliente: na dúvida em alguma página, como um restaurante, você não dá uma olhadinha nas reclamações ou no feed da página?

Reclamações são uma realidade dificil de evitar, mas o objetivo é não agir como um SAC mas também não desconsiderá-las: leve a conversa para outro ambiente, como e-mail ou ligação, e quando solucionada, peça para o cliente remover ou comentar que o problema foi resolvido.

Tente levar tudo com o máximo de leveza, mas sem minimizar a queixa do seu cliente no ambiente da rede social. É uma ótima primeira impressão que seus futuros clientes terão.

6 – É um trabalho constante: quanto maior for sua presença, melhor é seu resultado.

Estar sempre presente é essencial para conquistar seu público: interaja com seus seguidores, curta páginas relacionadas, faça parcerias com outras páginas e influenciadores, poste conteúdos atuais, aproveite memes populares e tenha a loja como foco, mas não fale só dela.

O importante é ser relevante para o seu seguidor: pense se o seu cliente pode se interessar pelo que está sendo postado e teste novos conteúdos. Lembre-se que presença não é excesso de posts. Isso pode se tornar irritante. Use referências e testes para achar seu ponto ideal.

Como percebeu, talvez você precise alocar uma boa parte de tempo e mais pessoas para isso. Se for fazê-lo, lembre-se de deixar alinhado o perfil da página, para que não haja diferenças nas postagens e interações.

7 – Participe de grupos, mas não seja invasivo.

Uma dúvida é participar ou não de grupos específicos, pois geralmente a única estratégia adotada é fazer anúncios, o que geralmente resulta em expulsão em alguns dias.

Grupos reunem grandes quantidades de pessoas ao redor de um mesmo tema, o que pode ser um ambiente perfeito para o seu negócio se conduzido com tato e sempre respeitando as regras da comunidade.

Evite postar links e anúncios sem permissão do moderador ou se for contra as regras do grupo. Ao invés disso, procure colaborar com dúvidas sobre produtos, inclua conteúdos interessantes relacionados com o que você vende e evite entrar em conflitos sem fundamento.

A partir daí você pode inserir com bom senso uma oferta da sua loja, entrar em contato diretamente com quem você interagiu e atrair gente para a sua loja.

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Written by Softvar