Que tal começar o ano com tudo pronto para vender bem até o final do ano?

2016 foi um ano turbulento para o e-commerce: a instabilidade política, entre outros fatores, fizeram o consumidor pensar duas vezes antes de gastar e as lojas sentiram o impacto.

Mas como será 2017 para o e-commerce?

Segundo especialistas, a crise ainda persistirá por 2017, contudo um pouco mais fraca. Além disso, o consumo no e-commerce não diminuiu tanto: o Índice FIPE/Buscapé em 2016 mostrou um aumento de 7% em comparação ao ano anterior, o que fez crescer o ticket médio e as previsões mostram um aumento de 11% nas vendas para 2017.

Então como me preparar para essa nova fase? Vamos abordar alguns itens fáceis para você preparar a sua loja para 2017:

1 – Faça uma revisão de 2016 no seu negócio:
Mesmo com o cenário melhorando, revise como a sua loja passou por 2016: quais foram os principais problemas e dificuldades enfrentados durante o ano, além dos sucessos. Isso proporciona uma visão abrangente para traçar as estratégias e prever métricas durante 2017.

Agora é o momento ideal para ver como sua loja se comportou em momentos de grande fluxo e consertar problemas estruturais, que demandam mais tempo e podem causar instabilidade. Lembre que depois do Carnaval as vendas tendem a crescer, então agora é um momento perfeito para esse tipo de mudança.

2 – Dê uma conferida na sua concorrência em 2016:
Depois da sua própria loja, não há melhor referência para seu negócio do que a sua concorrência. Comece pesquisando as últimas referências no seu ramo de comércio e quem as implementou: modelos de sites, fotos, produtos e pense no que pode ser aplicável ou lucrativo para o seu negócio.

Em segundo lugar, faça um balanço de seus principais concorrentes e verifique quem surgiu ou cresceu e quem diminuiu ou fechou e o motivo por trás. Será que você ignorou algum ponto fundamental que poderia ter algum impacto para a sua loja virtual?

3 – Reveja quem é e como pensa o seu cliente.
Dentre essas três últimas análises, essa é a que você deve mais considerar: será que você sabe quem é o cliente da sua loja? Use os dados que tiver a sua disposição, como Google Analytics e as redes sociais para saber quem é a pessoa por trás do carrinho. Ferramentas como testes A/B podem ajudar a aprofundar essa análise no futuro.

Celular cresce mais no e-commerce em 2017Para quem não pode perder muito tempo nessa análise, vale a pena focar em dois pontos fundamentais:
Mobile –1 em cada 5 compras são feitas pelo celular (Webshoppers 2016) então tornar esse processo mais fácil é bem seguro. Invista em páginas otimizadas e formulários de fácil preenchimento. Além de aumentar sua conversão, você eleva seu ranking no Google, que considera em peso esse fator para colocar sites nos seus primeiros resultados.

Métodos de pagamento – Eles representam uma das maiores barreiras para conclusão de compra atualmente: é importante rever e verificar se não há algum método que possa ser adicionado para melhorar as conversões ou removido para simplificar o processo.

Existe uma grande variedade de opções no mercado, como a Pagar.Me mostrou em um de nossos webinares.

4 – Programe-se para as maiores datas do ano.
Você não pode esperar até o último momento para traçar uma estratégia para datas comemorativas: o melhor método é verificar a movimentação de vendas do seu negócio e identificar quais datas são mais relevantes e usá-las para aumentar suas vendas. Isso proporciona mais foco e utiliza metas reais para aproveitar essas datas.

É necessário ter estratégias específicas para cada data e ter tempo hábil para aplicá-las sem perder qualidade de atendimento ou gastar dinheiro sem necessidade, para isso, tenha um orçamento próprio para essas ações.
Fique atento às dicas de referências do mercado para complementar cada uma dessas estratégias.

5 – Metas, metas e metas
Se você ainda não adota objetivos e metas para o seu negócio a curto prazo, agora é o momento de implantá-las. Primeiro você utiliza os KPIs mais relevantes para o seu negócio, pois eles te darão um ponto de partida e uma previsão de chegada para seus principais objetivos.

Uma boa dica para considerar neste momento, se você tem problemas de alcance e faturamento, seria entrar nos marketplaces e crescer suas vendas sem precisar investir muito em sua loja.

A SOFTVAR já fez um webinar com a SkyHub explicando mais sobre os benefícios na sua loja.

Com essas dicas, 2017 vai ser um ano incrível para a sua operação!

VENHA PARA A SOFTVAR!

 

Written by Renato Binotto