5 dicas para ter um e-commerce de sucesso

Como fazer sua loja virtual ser a primeira nas buscas do seu ramo no Google?

Ter e-commerce de sucesso: hoje  isso significa mais pedidos realizados, ticket-médio maior e mais lucro no final do mês. Uma loja online de sucesso precisa ser atraente seus consumidores para que ela seja escolhida no final.

Pensando nisso, a SOFTVAR preparou cinco dicas para otimizar sua loja virtual e ficar acima da concorrência:

 

  • Invista no design!

A navegação na loja precisa ser intuitiva e simplificada para que seu cliente encontre rapidamente o que ele procura. Use ícones, menus e descrições que encaminhem seu cliente exatamente para onde eles dizem que irão encaminhar.

Deixe o layout do site de acordo com o seu público e com os produtos que são anunciados. Um design equivocado pode provocar um estranhamento que pode prejudicar sua credibilidade e conversão. Sempre use imagens de qualidade e boa resolução para os seus produtos e vídeos  quando eles tiverem uma boa funcionalidade e aceitação para o seu público.

Confira aqui como os vídeos podem melhorar sua conversão. 

 

  • Torne a compra um processo fácil

Um bom e-commerce simplifica o fluxo de compra fazendo com que ele seja concluído em poucos cliques. Quanto menos tempo ele levar para selecionar o produto e concluir a compra, maior vai ser a experiência positiva dele em sua loja virtual.

Para isso, pesquise e aplique conceitos de User experience (UX), que são conceitos e regras que procuram melhorar a experiência dos usuários, no caso, ao comprar em seu site, fazendo com que ela seja mais agradável e começar um processo de fidelização do seu cliente.

Veja aqui como incluir a fidelização na rotina do seu e-commerce.

 

  • SEO, mais clientes com menos investimento.

O Search Engine Optimization ou “Otimização de Ferramenta de Busca” são um conjunto de práticas que visam qualificar seu site perante os mecanismos de busca, fazendo com que ele alcance as primeiras posições, geralmente por meio de técnicas de baixo custo, como produção de conteúdo relevante, estratégias de link building, otimizações técnicas, entre outras.

O SEO é algo que você mesmo pode realizar e colher resultados em algumas semanas, aumentando suas chances de ser encontrado por seu público sem gastar dinheiro. Experimente hoje: crie um blog, faça posts regulares em redes sociais, especialmente o Google+ e faça parcerias com blogueiros e youtubers e veja o resultado!  

 

  • Torne sua loja mobile!

Você sabia que 25% das vendas no e-commerce são feitas por um celular? (E-Bit/Webshoppers). O mobile está ficando cada vez mais forte e quem está de fora perde um grande chance de mais vendas.

Antes a responsividade (sua loja ser acessível por um celular) bastava, mas com o avanço do m-commerce, você precisa ir além: torne a experiência ainda mais fácil com recursos como auto-preenchimento de campos como endereço (a partir do CEP) ou seleção automática de teclados de texto ou número de acordo com o campo a ser preenchido.

 

  • Avalie se não é hora de mudar de ERP

O seu sistema de gestão tem que acompanhar o crescimento da sua loja, uma vez que toda a eficiência e comunicação entre setores depende dele: cadastro, compras, financeiro, logística, gestão de clientes e pedidos entre outros. Um descompasso pode refletir na credibilidade do seu site, ao passo que clientes insatisfeitos geralmente se manifestam primeiro na internet.

Críticas em seu estabelecimento no Google, Facebook, Reclame Aqui, entre outros não podem ser removidas pelo usuário e estarão presentes nas buscas pelo seu site em específico. Tentar consertá-las posteriormente vai ser uma tarefa que demandará ainda mais tempo e sem garantias de que a reclamação suma ou seja amenizada.

Considere incluir a SOFTVAR na sua estratégia: nós possuímos todas as soluções para ajudar o seu negócio a decolar, então não perca tempo: entre em contato e transforme a sua loja on-line em mais um case de sucesso!

Written by Vinícius Louzada